Prêmio Destaque TCC
junho 26, 2020
Nós, designers
julho 21, 2020



O Prêmio homenageia e tem o nome de José Carlos Mário Bornancini.

Falecido em 24 de janeiro de 2008, deixou um expressivo legado ao design brasileiro. Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bornancini foi professor da disciplina de “desenho à mão livre” nessa mesma escola. Foi, ainda, o fundador da cadeira de “Desenho Técnico”, na Escola de Engenharia da PUCRS, e colaborador junto a Escola de Engenharia Industrial da UFSC. Na qualidade de membro da comissão DAU-MEC, participou da reformulação do currículo mínimo dos cursos de desenho industrial no brasil.

Em parceria com o Arquiteto e Designer Nelson Ivan Petzold, desenvolveu, desde a década de 50, projetos de design de produtos, pelos quais a equipe recebeu um significativo número de prêmios nacionais e internacionais. Um desses reconhecimentos é a inserção do projeto “talher camping” na seleção do “bom design”, pela loja do MOMA, em Nova York. Trabalhou para empresas de grande porte do sul do país, bem como Termolar, Jackwall, Zivi Hércules, Mundial, entre outras. A atividade projetual dos designers gaúchos Bornancini e Petzold é reconhecida nacionalmente. Sua trajetória de quatro décadas acompanha e promove a evolução do estado da arte da indústria rio-grandense, fortalecendo o desenvolvimento do projeto de produto no cenário local.


Com realização bienal, o Prêmio Bornancini tem por meta reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos.

Os projetos inscritos passam pela avaliação de um corpo de jurados altamente qualificados, composto por importantes profissionais atuantes no mercado nacional de design. O rol de projetos premiados nas edições anteriores tem se caracterizado por revelar talentos nos vários segmentos em que atuam os designers e que integram as diversas modalidades do Prêmio Bornancini de Design: produto, gráfico-visual, de superfície, digital, de interfaces, embalagem, ambientação, moda e acessórios, ponto de venda, e estratégico.

O Prêmio foi criado por Norberto José Pinheiro Bozzetti, arquiteto, designer e professor. Bozzetti tem inúmeras marcas, embalagens, projetos editoriais entre outros produtos gráficos criados. Também atuou na área de comunicação, publicidade e ilustração.